Protetores Bucais

Você sabia que mais de 5 milhões de dentes são perdidos anualmente em todo o mundo com a prática de atividade desportiva?! Saiba como proteger os seus.

A medicina dentária desportiva é baseada na prevenção e no tratamento de traumas orofaciais (na boca ou face) resultantes da actividade de prática desportiva profissional ou amadora. Os traumas podem acontecer tanto em crianças quanto em adultos, como por exemplo, em brincadeiras na hora do recreio ou em campeonatos escolares/profissionais, contudo são mais frequentes no sexo masculino entre os oito e os quinze anos.

Na infância, é necessário ter cuidado com os dentes de leite, uma vez que em algumas situações a perda prematura pode comprometer o posicionamento dos dentes definitivos. Os tratamentos em crianças e  adultos podem ser longos e onerosos e até impedir a continuidade de atividades físicas durante este período

Os protetores bucais têm a função de afastar os tecidos moles (lábios e bochechas) dos dentes, prevenindo cortes, reduzindo a força do impacto frontal, evitando em muitos casos fracturas e cortes.
A melhor forma de prevenir o trauma dentário durante acidentes é adoptar o uso do protetor bucal. O protetor, já usado por pugilistas, basquetebolistas e em quase todas as artes marciais, cobre todos os dentes, a gengiva, a estrutura óssea maxilar e por amortecer o impacto sofrido na região inferior da face, evita também fracturas e deslocamentos na articulação temporomadibular (ATM).

O protetor, que fica perfeitamente adaptado em ambas as arcadas, é feito de material plástico para permitir que o impacto seja absorvido e distribuído por toda a área e não atinja somente um ponto. Para garantir a eficiência da protecção, recomendamos que o  protetor seja personalizado, confeccionado  através de uma moldagem profissional realizada em gabinete pelo seu Médico Dentista.

O uso de protetores bucais durante o tratamento ortodôntico pode ser também uma segurança extra, para proteger dentes, lábios, bochechas, língua e aparelho. Este deve ser frequentemente ajustado ou trocado, pois com o decorrer do tratamento, a posição dos dentes muda e a perfeita adaptação do protetor pode se perder.

 

Cuidados a ter em situações que o dente cai devido a acidentes:
– Segurar o dente pela coroa, nunca pela raiz.
– Lavar em água filtrada ou água da torneira, sem tocar na raiz, preservando o tecido que se pode encontrar colado a esta.
– Não usar escovas nem produtos de limpeza.
– Armazenar o dente num copo com leite ou saliva do próprio.
– Procurar um Médico Dentista na primeira hora após o acidente, é imprescindível que tal aconteça, pois muitas vezes o dente pode ser recolocado no devido local.

 

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Start typing and press Enter to search