Comportamentos que podem danificar os seus dentes

Os alimentos muito quentes e/ou muito frios podem danificar os seus dentes, mas a alternância destes no mesmo momento, podem danificar ainda mais. Comer uma fatia de pizza quente e de seguida beber uma água muito fria, pode causar um fenómeno de dilatação e contração rápida da estrutura dentária, que pode causar uma fissura. Essas fissuras a médio-longo prazo, podem levar ao aparecimentos de hipersensibiliade dentária e, em casos mais extremos, à perda de vitalidade dos dentes.

Usar os dentes como abre-caritas, quebras-nozes, corta-unhas ou roer lápis e canetas, para além de grosseiro, danifica irreversivelmente o esmalte dentário. Forças excessivas e desnecessárias enfraquecem e provocam um rápido desgaste dentário que deve ser prontamente evitado.

Escovar os dentes com demasiada força ou com escovas muito duras ou demasiado usadas, também pode ser prejucial para os seus dentes e gengivas. Usar escovas macias, escovando com gentileza, é a melhor maneira de contrariarmos esta tendência. Trocar as escovas de 3 em 3 meses, ou sempre que esta apresente danos visiveis nos filamentos, é sempre uma boa ideia. O uso de boas escovas eléctricas também pode ajudar, pois estas tem sensores de força/pressão, que ajudam a corrigir esta força excessiva.

Os alimentos e as bebidas muito ácidas também podem contribuir para o rápido desgaste dos seus dentes. A erosão ácida provocada, leva ao enfraquecimentos do esmalte dentário e ao aparecimento de cáries ou hipersensibilidade dentária. Alimentos como o limão, laranja, cerejas, uvas e morangos tem um grau de acidez elevado. Bebidas como o vinho, refrigerantes, laranjadas e limonadas também não são de todo aconselháveis.

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Start typing and press Enter to search